sexta-feira, 29 de julho de 2011

Atuação das massas de ar

O mar e as massas de ar

A maritimidade (proximidade do mar) é um fator de suavização das temperaturas, contribuindo para que haja menor variação entre as temperaturas máximas e mínimas. Isso é decorrência das diferenças existentes entre o comportamento térmico dos oceanos e dos continentes. No interior dos continentes, o aquecimento é mais rápido, mas também é mais rápida a liberação do calor.

Os oceanos, embora demorem mais para aquecer, conservam o calor por mais tempo. Desse modo, os lugares situados próximos ao mar têm uma amplitude térmica menor, enquanto que lugares mais afastados têm amplitude maior, isto é, variação mais acentuada de temperatura.

O principal fator climático é a circulação das massas de ar, responsável pela dinâmica da atmosfera. As massas de ar têm ação numa superfície mais abrangente e, portanto, sobrepõe-se aos fatores locais (como altitude, maritimidade, altitude, etc.). Elas adquirem as características de temperatura e umidade da região onde têm origem e transmitem estas características por onde passam ou onde ficam relativamente estacionadas, durante um determinado tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário